quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Drágea XIII



Freie a tristeza.

Se deixar, ela se avoluma, se espraia, contamina, destrói, arruína e sufoca você.

É uma força de desânimo, um desagregador de sua paz.

Olhe para mais alto.

Respire fundo.

Examine a origem desse estado de alma.

Refreie impulsos. Procure transformação para melhor.

Na vida, tudo são fases; pois só existem coisas ruins, como a tristeza, para que possamos sentir o total valor da alegria quando o mau momento passar.


Lourival Lopes

domingo, 27 de janeiro de 2013

Drágea XII



Pense que o mundo é bom.

Esse é um pensamento de alta qualidade, que faz com que a bondade do mundo chegue até você e aumente. Primeiro ela cresce em você, que está pensando, e a seguir cresce no exterior, nos outros, nos fatos, na natureza.

Tenha a certeza de viver a vida que merece e creia que o mesmo acontece com os outros. A convicção de ter um apoio interior, de ter paz engrandece você, e isso é felicidade.

O mundo é como você pensa que ele é.

Para ser bom, o mundo pede-lhe que você o veja com alegria.


Lourival Lopes

Do livro Toques de Luz, de Lourival Lopes

sábado, 26 de janeiro de 2013

Drágea XI



Você faz o seu dia.

Levante-se com ânimo.

Tenha boa disposição desde cedo.

O mau humor pode estragar o seu dia.

Logo ao sair da cama, mentalize: este dia será muito bom para mim, hoje só desejarei boas coisas aos outros, cumprimentarei a cada um com um sorriso alegre, não enxergarei defeito em ninguém, nem falarei mal de qualquer pessoa, usarei a paciência, perdoarei espontaneamente, verei um filho de Deus em cada rosto.

Experimente fazer isso.

Predispor-se para o otimismo é um esforço que rende bons frutos.


Lourival Lopes

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Drágea X


Cultive a retidão de caráter.

Quando você respeita a sensibilidade dos outros e tem consideração por eles, tanto em pensamentos quanto em ações, faz as luzes do céu brilharem no seu coração.

Não deixe que elas se apaguem, nem se por vezes, as tristezas, as revoltas e o mal quiserem, a todo custo, tomar-lhe o pulso e a direção. Ante os contratempos, reflita seriamente e empregue as suas forças de reação e amor, ainda que sob a forma de seriedade e silencio.

Converse com Deus.

É por meio de sua consciência que você fala sinceramente com Deus.


Lourival Lopes

Do livro Toques de Luz, de Lourival Lopes

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Drágea IX


Quando você divide com alguém o pão, as boas palavras, os sorrisos e as atenções, está multiplicando alegrias para si mesmo.

Lance uma vibração amorosa a quem participa do seu momento.

Espalhar amor é juntar alegrias!


Lourival Lopes

domingo, 20 de janeiro de 2013

Drágea VIII


Crescer



Olhe-se.

Veja-se como um ser em formação, destinado a boníssimas condições no futuro, bastando que sempre ponha o positivo à frente do negativo, a verdade acima da mentira, a esperança no alto e a fé em Deus em primeiro lugar.

Você, de verdade, está em crescimento, em processo de aperfeiçoamento. As energias de que precisa para a sua bela transformação já estão dentro de você, ali implantadas pelo Criador.

São energias poderosas que, bem aproveitadas, tocam você para cima e ajudam aos que se disponham a segui-lo.

É pela sua atenção permanente que você cresce.


Lourival Lopes

Do livro Caminho Seguro, de Lourival Lopes

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Drágea VII



Eles são o seu refúgio. Dão-lhe “sabor” à vida.

Trazem alegria e paz.

Você se torna verdadeiramente feliz ao amar os outros.

Descobre neles uma “centelha divina”, igual a que atua em você. Sente que você e eles, no fundo, são uma só energia, um só Deus.

Gostando dos outros, sua vida transforma-se em completa liberdade.

Os seus dias são felizes.

Nada quebra o encanto do seu viver.

Apreciar as qualidades dos outros é a melhor maneira de gostar deles.


Lourival Lopes

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Drágea VI


Julgue-se com valor.

Não apenas pelo que fez ou faz. Mas pelo que você é ou poderá ser, pelas esperanças que guarda ou que guardará, pela paz e amor que tem ou que ainda terá.

Alegre-se consigo mesmo. Isso leva você a praticar boas ações e a progredir.

Acredite em si. Afaste os pensamentos de que você não serve para nada, de que nunca crescerá nem será feliz.

Abrace a esperança e vá em frente.

Quem se reconhece com valor atrai coisas boas.


Lourival Lopes

Do livro Toques de Luz, de Lourival Lopes.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Drágea V


O Valor do Bem



Nunca esqueça o valor do bem.

Um bem, por menor que seja, um olhar, um sorriso, um aceno, um aperto de mão, um “muito obrigado”, podem marcar fortemente o coração de quem os dá e de quem os recebe. Está em você uma imensa capacidade de fazer o bem, uma poderosa geratriz de alegria, um manancial precioso de esperança. Tudo de bom que no mundo existe está também dentro de você.

Compreenda isso. Toda vibração de bondade, de alegria ou de ânimo que você emite produz ressonâncias de volta, traz recompensas.

Ajude e será feliz.

O bem que você faz aos outros o faz a si mesmo.



Lourival Lopes

Do livro Caminho Seguro, de Lourival Lopes.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Drágea IV



Proferida na hora certa é bálsamo para o espírito atormentado.

Abranda a ira, suaviza o peso da vida, desperta o otimismo, abre novas perspectivas, produz boa sensação no coração.

Use a palavra para tranquilizar, compreender e estimar.
Confira o valor de suas palavras.

Pela palavra se edifica o mundo.


Lourival Lopes

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Drágea III



Não se deixe contaminar.

Preserve o seu ambiente.

Mesmo que tudo ao seu redor demonstre baixeza moral, intranquilidade e artificialismo, seja autêntico.

Não se deixe contaminar.

Anote onde pode ajudar.

Mantenha o silêncio, se for o conveniente.

Plante a boa semente da palavra confortadora e amiga.

Os que ali se manifestam precisam de auxílio, de direção, de amor.



(Lourival Lopes)

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Drágea II



Faça a vida ser leve e alegre.

Não é porque você ouve dizer que a vida é triste ou enfadonha que deve percebê-la assim. É você que proporciona contentamentos a si mesmo. Não é normal viver sem entusiasmo, só porque dizem que “viver é isso mesmo”.

Não! Não se contente em ser assim. Reaja. Veja-se com fortalezas internas, com alegrias querendo desabrochar em sorrisos, em palavras de otimismo, em belas expressões de amor.

Procure a vida abundante.

Está em você o poder de conquistar a felicidade.


Lourival Lopes

Do livro “Toques de Luz”, de Lourival Lopes.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Sempre Lembrados: Lourival Lopes

São quatorze livros escritos que já venderam quase três milhões de exemplares. O autor, o paranaense Lourival Lopes, tem 74 anos, é sorridente, amável e está sempre pronto a ajudar o próximo. Não se preocupa em ser best-seller, nem promove noites de autógrafos. Mas bem que poderia, afinal, com este número de livros vendidos, não deixa nada a desejar frente a muitos acadêmicos.

“Distribuir amor” é o lema de quem se dedica a obras filantrópicas e trabalhos voluntários. “Mas preste atenção que só ama o próximo, quem sabe amar a si mesmo”. Lourival gosta de citar fatos, contar casos e ensinar com exemplos.

“Faço tudo com amor e da melhor forma possível, assim meu risco de errar é menor”.

E a inspiração para escrever de onde vem? “Leio muito. Jornais, revistas, ouço rádio, acompanho as notícias da televisão”.

Quem fala com Lopes é cativado pelas palavras de conforto e de esperança.

O primeiro livro, Amor em Ação, editado em 1982, logo se tornou um sucesso de vendas. “Nem esperava a repercussão que teve”. Lourival é modesto.

Os livros são pequenos, cabem na palma da mão e têm em média duzentas e cinquenta páginas cada. Medem 11 centímetros de altura e de largura, 7,5 centímetros. Têm como conteúdo mensagens pequenas e rápidas, que ocupam uma página e “têm o objetivo de tocar o coração, a mente e mudar o modo de encarar a vida de quem os lê”.

Nasceu em Borrazópolis, Paraná, em 1937. Da mãe, dona Joana, paulista, herdou o temperamento calmo, observador, contemplativo e a concentração. Do pai, o paranaense Zacarias, a impetuosidade, o arrojo e a persistência para vencer os obstáculos da vida.

Todos tiveram na juventude uma figura especial, que influenciou e transmitiu afeto e sabedoria. Alguém que mostrou dimensões mais profundas e ajudou a escolher caminhos com liberdade. Para o escritor Lourival Lopes, foi o avô paterno, José Martins da Silva. José era mineiro nascido em Cambuí, que, após breve parada em Rio Vermelho, São Paulo, firmou residência em Borrazópolis, arrabalde de Arapoti no Paraná. José era iletrado, nunca leu um livro. Apesar disso, por ser médium espírita, receitava remédios oralmente para uma vasta população que o procurava. Lourival foi profundo observador do avô que, mesmo sem saber ler, tinha ampla cultura geral atribuída a seu mundo espiritual.

Numa sala de um edifício no Setor Comercial Sul de Brasília, funciona a CEO – Central de Paz e Otimismo, entidade criada por Lourival. Reformada, conta com antessala destinada a dois plantonistas e pequena biblioteca com livros de Chico Xavier, Divaldo Franco e outros espíritas. Na sala principal, mais uma mesa de plantonista. Um aparelho telefônico, um recipiente de madeira contendo os 14 livrinhos do Lourival, uma caneta e um bloco de papel para anotações completam os apetrechos. Há ainda em um canto deste segundo ambiente, uma mesa de reuniões, quatro cadeiras e um arquivo de aço. As paredes pintadas de azul transmitem tranquilidade ao local. O outro ambiente é composto de cozinha e banheiro onde são guardadas outras vinte cadeiras, empilhadas, que servem para acomodar os plantonistas nas confraternizações.

Possui dois prédios no Setor Gráfico de Brasília, sendo uma gráfica e uma editora montadas para confeccionar seus livros. “Não viso lucro, não sou um capitalista, meus livros são para ajudar as pessoas.”

Lourival tem cinco filhos. Na gráfica trabalham dois deles e duas netas. A sala onde atende é de mobília simples. Sua mesa é antiga, bem usada. De fronte à escrivaninha, há uma poltrona de vime e uma cadeira tipo “do papai”. Logo na entrada da sala, uma mesa de reuniões estilo de jantar com oito cadeiras. O ambiente lembra o de uma casa de família, o que caracteriza o estilo de vida deste homem que não usa roupa da moda. Veste calça e camisa social de mangas curtas. Sapatos pretos completam o aspecto sóbrio, mas jovial.

“Nas segundas, em torno de nove horas, meus filhos e eu fazemos uma prece para que tenhamos a semana plena de harmonia e paz”. Nas orações, Lourival fala diretamente com Deus. Agradece, pede, clama, pergunta, fala, dialoga. Termina com um sorriso. “Somos bons amigos, Ele tem me ajudado muito, aliás, sempre me ajudou, dá-me mais do que mereço.”


Trechos da biografia de autoria do jornalista Tassinari Linhares

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Drágea I


ÉS COMO TE VÊS


Como te vês?

Se te vês infeliz, chamas a infelicidade para perto de ti; se te vês arruinado, a ruína passa a ser tua companheira; se te confessas descrente, a descrença se firma dentro de ti; mas, se te vês saudável, a saúde se instala em ti e, se te afirmas feliz, a felicidade te faz companhia.

Mas, o que é a felicidade?

Felicidade é ver em tudo um ensinamento; na perda, um ganho maior; nos sentidos do corpo, preciosos dons; na ação, uma fonte de riqueza; no lar e nos amigos, uma bênção e, no existir, uma sublime oportunidade dada por Deus.

Como te vês, assim és.

Na lavoura, o lavrador sente o aroma conforme o que planta.


Lourival Lopes

Do livro Animo!, de Lourival Lopes.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Especial do Mês


Nesse mês com o especial “Drágeas de Otimismo” prestamos uma justa homenagem ao escritor paranaense Lourival Lopes, nacionalmente reconhecido pelo conjunto de sua obra a serviço do próximo com a publicação de livretos, também conhecidos como “livros de bolso”, que trazem em seu conteúdo mensagens com palavras de esperança, ânimo, otimismo, além de seu trabalho voluntário com a ONG “CEO – Central de Paz e Otimismo”, que junto a uma equipe de também voluntários plantonistas usam os meios de comunicações (o telefone, o e-mail e outros) para auxiliar de forma gratuita pessoas que passam por problemas existenciais e espirituais que sentem a necessidade de apoio e conforto a superarem as suas crises, através da divulgação dessas mensagens e também através de orações.

Drágeas de Otimismo terá postagens em dias alternados reunindo alguns textos e falando um pouco sobre a vida e o trabalho desse insigne escritor.

^